FCT/UNL - O grupo de investigação da FCT/UNL está integrado no grupo de investigação Bacias hidrográficas, pertencente ao Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE). O grupo dedica-se à investigação na área científica da gestão de recursos hídricos, com particular enfâse em estudos hidrológicos, de avaliação de precipitação e escoamento, estudo de regimes hídricos em barragens e a avaliação de qualidade da água em sistemas hídricos de águas interiores. O trabalho desenvolvido é suportado pela utilização de sistemas de informação e ferramentas de modelação matemática de sistemas hídricos, em particular nas componentes de modelação hidrológica, hidrodinâmica e de qualidade da água. Outras áreas de investigação que têm sido exploradas são a realização de estudos de avaliação ambiental e risco ecológico, alterações ambientais globais, influencia das alterações climáticas na disponibilidade e qualidade de recursos hídricos, bem como o estudo de ferramentas tecnológicas para exploração e monitorização de recursos hídricos.

A equipa da FCT/UNL é coordenadora do GestAqua.AdaPT, participando por isso em todas as Tarefas do projecto; em particular e de acordo com as competências da equipa são desenvolvidas as actividades de modelação hidrodinâmica e de qualidade da água, a definição de estratégias de adaptação e a disseminação e comunicação do projecto.

CESAM - O Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) é um dos Laboratórios Associados situados na Universidade de Aveiro. A equipa de processos superficiais da terra tem como missão fomentar a área de investigação de estudos hidrológicos do CESAM, procurando uma avaliação integrada dos impactos locais e a jusante do uso do solo (e as suas alterações) nos processos à superfície da terra e nas águas superficiais, avançando, deste modo, as bases científicas para uma utilização sustentável dos recursos terrestres e hídricos num contexto de alterações globais.

A equipa do CESAM participa neste projecto principalmente no âmbito da modelação hidrológica e na definição de estratégias de adaptação.

Águas de Lisboa e Vale do Tejo (ALVT) - O Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento de Lisboa e Vale do Tejo resulta da integração de 8 sistemas multimunicipais, e foi criado pelo Decreto-Lei n.º 94/2015, nos quais se inclui o Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Centro Alentejo criado pelo Decreto-Lei n.º 130/2002. A gestão do Sistema foi delegada na EPAL, SA nos termos previstos no mesmo Decreto-Lei. O Sistema abrange 86 Municípios numa área correspondente a 32,9% de Portugal e uma população de 1,1 milhões de habitantes na actividade de abastecimento de água e cerca de 3,7 milhões habitantes na actividade de saneamento de águas residuais. O Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Centro Alentejo era responsável pela gestão das captações de água para consumo humano nas albufeiras de Monte Novo e Vigia, objecto de estudo deste projecto.

A participação da ALVT neste projecto é no âmbito de realização das tarefas de monitorização ambiental dos sistemas de abastecimento de água, assim como a caracterização da operação e necessidades de consumo associadas a estes sistemas hídricos.

Vestlandsforsking - O Western Norway Research Institute dedica-se há cerca de 30 anos a investigação em desenvolvimento sustentável e política de clima, com um enfoque particular em governança local e regional. Actualmente realiza investigação em diversos temas como turismo, mobilidade sustentável, adaptação a alterações climáticas, mitigação a alterações climáticas e ecologia industrial. Participa em projectos financiados pela União Europeia, o Research Council of Norway, entidades publicas e privadas da Noruega.

A equipa do Vestlandsforsking participa neste projecto principalmente no âmbito da definição de estratégias de adaptação, integrando a participação de stakeholders.

Coordenador do Projecto

Paulo Alexandre Diogo (FCT-UNL, MARE)

+351 212 948 397
contact@gestaqua.adapt.pt
pad@fct.unl.pt

© 2016 | All rights reserved | ManchaCriativa